fbpx

A ansiedade é boa! Duvida?

Muita gente não sabe, mas a ansiedade é boa. Ela é um processo natural que nós temos para nos preparar para o perigo (ou o que entendemos como perigo). Só existe um problema: existe a ansiedade normal e a ansiedade que é um transtorno.

Agora, como diferenciar uma da outra?

A ansiedade boa, que é a ansiedade natural e normal do ser humano, normalmente antecede momentos importantes da nossa vida. Por exemplo uma prova, uma apresentação em público, uma viagem importante ou qualquer situação que seja importante pra você ou pode causar uma mudança na sua vida, que seja uma “página virada”.

A pessoa que tem uma ansiedade normal ela sabe o motivo de estar ansiosa, como por exemplo uma prova importante. O seu cérebro entende que se essa prova é importante você tem que estar preparado, logo a ansiedade (normal) serve para te dar aquele “empurrãozinho” para você se preparar melhor. Quanto mais preparado, menos ansiedade. Quanto mais confiante, menos ansiedade. Repare que em muitas situações na sua vida você não se prepararia se não estivesse ansioso, não é?!

Já a ansiedade que é considerada um transtorno psicológico acontece diariamente ou frequentemente. Impede de ter um bom sono pois você deita na cama e vem diversos pensamentos em mente, que você não controla. E também não antecede momento específico, e sim qualquer situação que você nem sabe definir te faz ficar cada vez mais ansioso. É uma preocupação excessiva a todo o momento.

Então analise a sua vida e veja se você acha que a sua ansiedade é normal ou não.

Se não for, procure ajuda. O transtorno de ansiedade causa diversos problemas extremamente sérios a longo prazo (em média de dezoito meses), inclusive problemas cardíacos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat Fale conosco pelo WhatsApp