fbpx

2 lições que o Coliseu de Roma te ensina sobre ansiedade

 

O Coliseu é o maior símbolo do Império Romano e foi construído para entretenimento.
O entretenimento mais famoso da época, inclusive muito representado em vários filmes, era o de batalhas entre Gladiadores e também entre homem X leão (ou outro animal selvagem, como o tigre).

Agora, imagine você na cela abaixo da arena sabendo que amanhã vai enfrentar um leão só com uma espada, na frente de 70 mil pessoas…

Pois é, a ansiedade com certeza era forte!

Naquela época, eram leões verdadeiros, o animal selvagem, e a luta era por sobrevivência.
Hoje em dia você também enfrenta leões, mas de forma figurativa, por o seu “leão” é seu emprego, seu chefe, falar em público, alguma fobia específica, lidar com alguém, etc…

O que os gladiadores faziam para conter a ansiedade?

Bem, a ansiedade aparece quando você percebe (muitas vezes subconscientemente) que está em perigo, sendo assim a ansiedade vai te dar um “empurrãozinho” para se preparar para o “leão”, ou seja, o perigo.

A primeira coisa que os gladiadores faziam era aceitar. Isso mesmo! Aceitar!

Eles não tinham como fugir da situação pois eram escravos, era fato que iriam lutar contra um leão no outro dia, portanto, aceitavam a situação.

A segunda coisa era… adivinha? Estratégia!

Se a luta era contra um outro gladiador, estudava-se seus movimentos, pontos fortes e pontos fracos.

Se a luta era contra um leão, era feito da mesma forma. Mas sabiam que o leão era mais rápido, mais forte e mais feroz do que eles. Então, como vencer?

Eles esperavam o leão atacar primeiro, pois o leão ataca pulando em cima e abrindo suas garras, dessa forma o peito ficava vulnerável. Sendo assim, deitavam ao chão quando o leão pulava e enfiavam sua espada no peito dele. Vitória!

Parece simples, mas com certeza não é.

Da mesma forma que várias pessoas te falam como lidar com a sua ansiedade como se fosse muito simples “matar o leão”, mas só você sabe que não é assim. Isso acontece pois o verdadeiro motivo da sua ansiedade, nem eu sei, nem você sabe, mas o seu subconsciente sabe.

Tudo o que você viveu está guardado no seu subconsciente. Coisas boas e ruins. E a função principal de qualquer animal, inclusive do ser humano, é a sobrevivência. Sendo assim, nosso cérebro evoluiu para guardar qualquer coisa que vejamos como uma ameaça para nos proteger dessa “coisa”.  O problema é que a mente da criança tem um entendimento diferente do adulto, e a maioria das nossas memórias de sobrevivência vêm de lá, do começo da vida, e guardou várias situações onde foram percebidas como uma ameaça pela criança, e hoje, adulto, o seu cérebro te mantém alerta para te ajudar a sobreviver, ou seja, ansioso, com o coração disparado e o pensamento sempre no futuro, vendo perigo em tudo.

Portanto, a primeira coisa que você tem que fazer é aceitar!

Isso mesmo, aceite que você está ansioso, que te prejudica, que te deixa com o sono ruim (acabando com seu sistema imunológico), que te deixa mais irritado (inclusive com pessoas que você ama), que te deixa exausto o dia inteiro, que te atrapalha em decisões.

Agora, temos uma estratégia para acabar com essa ansiedade, que é buscar a memória que está a situação relacionada com o início dessa ansiedade. Isso mesmo! Isso é totalmente possível na hipnoterapia!

Quando encontramos essa memória, nós mudamos a percepção em relação à situação, acabando com a ansiedade instantaneamente.

Quer saber mais detalhes e ACABAR com o seu sofrimento e ansiedade?
Clique no link abaixo e converse diretamente com nossa equipe:
https://bit.ly/2uZqIiH

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat Fale conosco pelo WhatsApp