A insônia é um distúrbio que prejudica a capacidade da pessoa adormecer ou permanecer dormindo durante toda a noite. E claro, atrapalha a vida da pessoa em diversos aspectos. Uma pessoa que dorme mal adquire várias consequências:
- Cansaço durante o dia
- Irritabilidade
- Falta de concentração
- Dificuldade de memorização
- Imunidade mais baixa que o normal
- Redução do desempenho nas atividades
Existem alguns fatores que contribuem para essa problemática da insônia, e os principais são estresse e ansiedade. Pode ser ainda devido a medicamentos, comer muito tarde ou até mesmo ingestão de cafeína.
A insônia pode ser administrada de diversas maneiras. Listei as mais competentes abaixo:
- Se exercite. Atividade física ajuda a promover uma boa noite de sono.
- Verifique seus medicamentos. Se você toma medicamentos regularmente, verifique com seu médico para ver se eles podem estar contribuindo para a insônia.
- Evite cochilos durante o dia principalmente após as 15:00. Sonecas distribuídas ao longo do dia podem dificultar na hora de adormecer a noite.
- Evite ou limite o consumo de cafeína e álcool. Corte o uso de nicotina. Essas substâncias são estimulantes e podem tornar o adormecer mais difícil.
- Se estiver sentindo dores, procure fazer uso de analgésico. Estar confortável e relaxado é imprescindível para uma boa noite de sono.
- Regularize seu relógio biológico, estabeleça um horário fixo para dormir e acordar preocupando-se sempre na quantidade de horas dormidas.
- Evite televisão no quarto, usar computadores, videogames, smartphones ou outras telas antes de dormir, pois a luz pode interferir no ciclo de sono.
Técnica que desenvolvi para dormir:
Deite-se no escuro e certifique-se que não haja barulhos que lhe atrapalhem. O som do ventilador ou do ar condicionado podem até ajudar. Esteja confortável e na posição que costuma adormecer. Comece a imaginar uma energia de relaxamento, e essa energia começa passando pelo seu rosto, relaxando olhos, testa, sobrancelha, maxilares e a língua (tocando suavemente a parte posterior dos dentes superiores).
Depois de relaxar todo o rosto, imagine essa energia descendo por todo o seu corpo e vai desligando músculo a músculo. Pescoço, braço, antebraço, mãos e dedos. Peito, abdômen, quadril, coxas, joelho, perna e os pés.
Certifique-se que em todo esse processo de relaxamento você não mova mais o seu corpo. Deve durar de 3 a 6 minutos.
Depois disso começarão a vir pensamentos na sua mente, e isso é totalmente normal. Porém, não se apegue a nenhum deles. Imagine-se sentado de frente a um grande telão projetado na parede, ou até mesmo num cinema. Nessa tela, os seus pensamentos são os filmes que passam e mudam freneticamente como um filme. O importante é: NÃO SE APEGAR A NENHUM. Ou seja, você não vai questionar e nem “entrar” em nenhuma cena que sua mente lhe trouxer. Várias cenas vão aparecer a mudar rapidamente dessa forma, nada irá ficar. Nossa memória funciona por imagens, e não por escrita, e por isso virão cenas da sua vida ou imaginações.
Repito novamente: não se apegue a nenhum pensamento, memória ou imaginação. Seja somente observador dessa tela e se mantenha assim até adormecer. Se você fizer certo esse processo, adormecerá rápido. Entre 20 e 30 minutos no máximo. Mas não se preocupe com o tempo. Lembre-se que você não deve se apegar a nada e se for se apegar ao tempo, só irá gerar ansiedade do tipo “Será que vou dormir logo? Será que já deu 20 minutos?” e será inútil todo o processo.
Espero que essa técnica lhe ajude a dormir melhor. E lembre-se: deixe os pensamentos passarem como um filme. Não entre em nenhum e não dê a opinião em nenhum deles. Basicamente não converse com o filme!
Grande abraço e até mais!